"As mentes grandes discutem ideias;as médias coisas; as pequenas, pessoas. " Kalil Gibras Kalil

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lei dos Tradutores e Interpretes em Língua de Sinais



LEI DE REGULAMENTAÇAO DA PROFISSÃO TILS

por Germana Silva de Oliveira - sábado, 4 setembro 2010, 10:36

QUESTIONAMENTO DA DEPUTADA MARIA HELENA

Vetos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a exigência de curso superior em Tradução e Interpretação com habilitação em Libras para profissionais que ingressarem no mercado a partir de 2016.

Também foi suprimida a exigência de proficiência em Libras para os não-graduados que já estão no mercado mas não têm um curso técnico na área.Outro veto foi para o dispositivo que previa a criação posterior de um conselho federal e de conselhos regionais para aplicar a regulamentação da profissão e fiscalizar o exercício profissional.

A justificativa para esses vetos foi que, ao impor a habilitação em curso superior específico e a criação de conselhos profissionais, os dispositivos impedem o exercício da atividade por profissionais de outras áreas, devidamente formados.

A autora e a relatora da proposta concordam com a não exigência do curso superior para o exercício da profissão.No entanto, a responsável pelo relatório, deputada Maria Helena, questiona o veto à previsão de que sejam criados conselhos profissionais. Para que uma categoria seja reconhecida, ela precisa ser regulamentada. E o regulamento precisa ser aplicado e fiscalizado.

Essa é exatamente a atribuição dos conselhos, argumenta. Para ela, ao vetar o dispositivo, o presidente fez com que o projeto deixasse de atender ao seu propósito.Fonte: http://mail.terra.com.br/95trr/parse.php?redirect=aHR0cDovL3RvZG9zcGVsYWVkdWNhY2FvaXRhamFpLm5pbmcuY29tL3Byb2ZpbGVzL2Jsb2dzL3NhbmNpb25hZGEtbGVpLXF1ZS1yZWd1bGFtZW50YQ==

Nenhum comentário:

Postar um comentário